João Paulo Loureiro (Cidade do Porto, Portugal, 1970)   Arquitecto na Faculdade  de  Arquitectura  da Universidade do Porto (1988/1994). Durante os anos de 1993 a 2001 colabora no atelier do arquitecto Alcino  Soutinho,  desenvolvendo  alguns  trabalhos  em  co-autoria com  Andrea Soutinho.  Vencedor do concurso para o Mercado de Ramalde, no Porto, em  co-autoria  com  Nuno Brandão Costa.

Forma  o  seu próprio atelier em  2001 (Matosinhos).  Segundo classificado no Prémio Ibérico Menhir. Menção honrosa no prémio PAUMA 2007. Obra seleccionada para o prémio FAD 2014.

A obra de  JPL reflecte o interesse por projectos de  diferentes escalas, desde as vivendas  até  os pro- jectos de edificios de apartamentos, conjuntos residenciais, residencias para estudantes, ampliações e remodelações de edifícios, planos  urbanísticos, complexos desportivos, concursos, etc.  Participou em diversas  conferências,  exposições  e  publicações.     Entre  2005  e  2010  foi  membro  efectivo  do conselho directivo da Ordem dos Arquitectos Norte.

É desde Outubro de  2013  Professor  Assistente  Convidado da Cadeira de Projeto IV na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP).